Os participantes do mercado devem acompanhar os discursos de dirigentes do Banco Central (BC) nesta quinta-feira. Também ganham destaque o leilão de títulos prefixados e, no cenário internacional, os dados de pedidos de seguro-desemprego e de encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos.
Veja os principais destaques desta quinta-feira:
FGV divulga IPC-S da terceira quadrissemana de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de abril. O IPC-S da segunda quadrissemana de abril de 2025 subiu 0,49% e acumula alta de 4,46% nos últimos 12 meses.
FGV anuncia Sondagem do Consumidor de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) anuncia, às 8h, a Sondagem de Expectativas do Consumidor de abril. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) sobe 0,7 ponto, para 84,3 pontos, interrompendo a sequência de três quedas seguidas.
FGV informa Expectativa de Inflação dos Consumidores de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores de abril. Em março, a expectativa dos consumidores era de que a inflação acumulada nos 12 meses ficasse em 6,60%, estável ante a expectativa de fevereiro.
Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de abril de 2026; 1º de abril de 2027; 1º de janeiro de 2029 e 1º de janeiro de 2032. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2031 e 1º de janeiro de 2035. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.
BC fará leilões de swap cambial tradicional – O Banco Central dará início à rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 2 de junho de 2025, no montante de US$ 18,4 bilhões (368.878 contratos). A execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 2/6/2025 seja renovado.
EUA divulgam encomendas de bens duráveis de março – O Departamento do Comércio dos EUA divulga às 9h30 (de Brasília) o dado de encomendas de bens duráveis de março. A leitura anterior foi de alta de 0,9% na margem, com expectativa de alta de 2%.
Fed de Chicago apresenta índice de atividade nacional de março – O Federal Reserve de Chicago apresenta, às 9h30 (de Brasília), seu índice de atividade nacional de março. A leitura anterior foi de 0,18 ponto, com expectativas a +0,11.
EUA mostram pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana – O Departamento de Trabalho dos EUA mostra, às 9h30 (de Brasília), o número de novos pedidos de seguro-desemprego requeridos na semana até 19 de abril. Na semana anterior, houve 215 mil pedidos iniciais. Estimam-se 221 mil novos pedidos.
NAR expõe vendas de casas usadas nos EUA em março – A Associação Nacional das Corretoras (NAR) expõe, às 11h (de Brasília), os dados de vendas de imóveis residenciais usados nos EUA de março. A leitura anterior foi de alta de 4,2%, a 4,26 milhões de unidades. Estimativa de baixa de 3%, a 4,13 milhões de unidades.
Fed de Kansas City anuncia índice de manufatura de abril – O Federal Reserve (Fed) de Kansas City anuncia, às 12h (de Brasília), o índice do setor manufatureiro e composto dos EUA de abril. A leitura anterior foi de 1 (manufatura) e -2 (composto), com estimativas de -2 (manufatura) e -4 (composto).
Tesouro dos EUA realiza leilão de T-notes de 7 anos – O Departamento do Tesouro dos EUA realiza leilão de T-notes de 7 anos. Às 14h (de Brasília), saem os resultados.
Presidente do Fed de Minneapolis participa de evento – O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, participa de evento às 18h (de Brasília).
GfK comunica confiança do consumidor do Reino Unido de abril – O instituto GfK comunica, às 20h01 (de Brasília), o índice de confiança do consumidor do Reino Unido de abril. A leitura anterior foi de -19 e a expectativa é de -21.
Lula sanciona leis e embarca para Roma – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha, às 9h, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela. Às 9h30, sanciona os projetos de lei (PL) 370/2024, sobre violência com uso de inteligência artificial; 5.427/2023, que institui monitoração eletrônica de agressores; e 475/2024, que proíbe discriminação em bolsas acadêmicas. Às 10h30, reúne-se com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Às 22h, embarca para Roma.
STF julga limites para quebra de sigilo de buscas na internet – O Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue, a partir de 14h, o julgamento que definirá os limites para a quebra de sigilo de usuários da internet com base em buscas em sites de pesquisa. O caso é analisado no Recurso Extraordinário (RE) 1301250, apresentado pelo Google contra uma ordem judicial no âmbito das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.
Haddad participa de reunião ordinária do CMN – O único compromisso previsto na agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é participação, às 15h, da reunião ordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Galípolo tem série de reuniões em Washington – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, está em Washington (EUA), para participar das reuniões de primavera promovidas pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e tem sete compromissos previstos, entre reuniões do G20, com representantes do mercado e com outros presidentes de BCs. A primeira reunião será às 7h30 no horário local (uma hora a menos que Brasília), um café da manhã de trabalho para presidentes de BCs do Comitê Consultivo Econômico (ECC, na sigla em inglês) do Banco de Compensações Internacionais (BIS, sigla em inglês). Em seguida, às 9h, Galípolo participa de reunião dos ministros das Finanças e presidentes de BCs do G20. Os compromissos da tarde começam com uma reunião com o presidente do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, às 12h. Logo depois, às 13h30, Galípolo se reúne com o presidente do Banco da Espanha, José Luiz Escrivá; a diretora geral de transparência e relações institucionais para a Europa do Banco da Espanha, Eva Valle; com o membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, e com a diretora-geral de relações internacionais e para a Europa do BCE, Isabel Vansteenkiste. Às 15h, Galípolo se reúne com o CEO da Roubini Macro Associates, Nouriel Roubini, e Manu Kumar, CIO do The Local Group. Às 15h30, o presidente do BC tem reunião com representantes do Banco Central da Namíbia, entre eles o presidente, Johannes Gawaxab. Reuniões do FMI marcadas para as 16h30 são o último compromisso da agenda.
Diretor do BC tem audiência com investidores em Washington – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, está em Washington (EUA) e tem uma audiência com investidores internacionais organizada pela XP Investimentos às 11h30, horário local (uma hora a menos que Brasília). Antes disso, Guillen se reúne com o economista da Emso Asset Management, Bret Rosen, às 8h, e com Marcello Estevão e Martin Castellano, do Institute of International Finance (IIF), às 9h30. Às 15h, Guillen se reúne com Christopher Garman, managing director para as Américas do Eurasia Group. Já às 19h30, o diretor participa de recepção organizada pelo Bellagio Group.
O diretor de Política Monetária, Nilton David, participa dos compromissos com o IIF e com o Eurasia Group junto com Guillen. Também em Washington, o diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos corporativos, Paulo Picchetti, deve falar em evento do Itaú Latam Day às 14h, no horário local. Além disso, Picchetti participa junto com Galípolo das reuniões com ministros do G20, do FMI e do encontro com o presidente do Banco Popular da China. De noite, às 19h30, deve estar presente na recepção organizada pelo Bellagio Group.
No Brasil, os diretores de Regulação, Gilneu Vivan, e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes, participam de entrevista coletiva à imprensa sobre a lista de prioridades regulatórias para 2025 e 2026, às 10h. De tarde, Vivan e a diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa, participam de reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). O diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, tem reunião com a diretoria da Acrefi, às 9h. Em seguida, às 11h, tem audiência com representantes da B3, como o diretor-executivo de governança, gestão integrada e segurança cibernética, Eduardo Lopes Farias, e a vice-presidente de emissores, depositária e balcão, Viviane El Banate Basso. Às 14h30, o diretor tem reunião com representantes do PicPay, como o chairman José Antonio Batista e o CEO, Eduardo Chedid. O diretor de Administração, Rodrigo Teixeira, tem previsão de despachos internos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/e/R/hjeiGlQp2poiBa2rsbTw/photo-1544377193-33dcf4d68fb5.avif)
Fonte: Valor