Publicado em
17 de março de 2025
No próximo 15 de abril começa o programa virtual “Decolonialidade no Design e na Moda do Sul”, organizado pela Coalizão ABYA YALA (Research Collective on Decoloniality and Fashion).

A iniciativa visa desafiar a hegemonia da moda eurocêntrica e promover a criação de discursos e práticas alternativas, inclusivas e diversas, baseadas no conhecimento e nas visões de mundo latino-americanas.
Por meio deste programa, a organização busca tornar visível o que historicamente permaneceu invisível e resgatar conhecimentos que são marginalizados no contexto global.
O foco principal da decolonialidade aplicada ao design e à moda será abordado em diversos temas, como a necessidade de questionar a moda tradicional, a relação entre design e bem viver e a interculturalidade no vestuário.
Também serão abordados conceitos como a resistência acadêmica, a relação entre humanidade e natureza e a importância do ativismo decolonial na indústria da moda.
Este programa contará com professores ilustres como Mi Medrado (Brasil), Diana Albarrán (México), Verónica Pesantes Vallejos (Equador), Ileana Jalil Kentros (México), Daiana Miranda Toconás (Argentina) e Miguel Angel Gardetti (Argentina).
As aulas estarão disponíveis online e permitirão que os participantes explorem e reflitam sobre a decolonialidade a partir de uma perspectiva latino-americana.
As inscrições podem ser feitas no site e redes sociais da Coalizão ABYA YALA.
Copyright © 2025 FashionNetwork.com. Todos os direitos reservados.
Fonte: Fashion Network