Nesta quarta-feira, 24 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Meningite, uma data que chama a atenção para os riscos e gravidade da doença, e para a importância da vacinação e do diagnóstico precoce. A Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande reforça a necessidade de manter a caderneta de vacinação em dia e de ficar atento aos sinais e sintomas da doença.
Além das orientações, a Secretaria também intensificou as ações nas escolas do município, que leva até a população em idade escolar doses da vacina contra a meningite e diversas outras que fazem parte do Plano Nacional de Imunização. Essa abordagem facilita a adesão ao calendário vacinal e contribui para o controle das doenças imunopreveníveis, tal como a meningite.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou outros agentes. As formas mais graves geralmente são as bacterianas, que podem evoluir rapidamente e causar sequelas ou até levar à morte, se não forem tratadas a tempo.
Sinais de alerta:
Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, sensibilidade à luz e, em casos mais graves, confusão mental e convulsões. Em crianças pequenas, o choro constante, abaulamento da moleira , letargia ou diminuição da responsividade também podem ser indicativos. também podem ser indicativos.
A vacina é a principal forma de prevenção
As vacinas são gratuitas pelo SUS e protegem contra as formas graves da doença, são elas:
- Meningocócica C Conjugada: Protege contra a meningite causada pelo meningococo C, indicada para crianças de 3 meses a 4 anos.
- Meningocócica ACWY Conjugada: Protege contra os sorogrupos A, C, W e Y, indicada para adolescentes de 11 e 14 anos.
- Pentavalente: Protege contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b, indicada para crianças de 2, 4, 6 meses e reforço aos 15 meses.
- Pneumocócica 10-valente: Protege contra a meningite causada pelo pneumococo, indicada para crianças de 2 meses a 4 anos.
Além da vacinação, é importante destacar que a prevenção da meningite também depende de hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e manter ambientes ventilados.
A meningite é uma doença grave e de rápida evolução.
“Prevenir por meio da vacinação é fundamental. Também é importante que, na presença de sinais de alerta, a busca imediata por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Municipal.”