A estética cor-de-rosa tomou conta das redes sociais e virou estilo de vida; deciframos o boom dessa procura com um olhar crítico “Uma garota que passa seu tempo se exercitando, fazendo sucos verdes e smoothies, e toma matcha todas as noites”, essa é a definição da estética Pink Pilates Princess, de acordo com o Urban Dictionary. Se você esteve online no último ano consumindo conteúdo sobre autocuidado, sobretudo no TikTok, provavelmente deve ter reparado neste termo.
A tendência se refere ao estilo de vida de mulheres jovens que frequentam aulas pilates em estúdios que nada se parecem com centros de fisioterapia e investem em roupas esportivas luxuosas, bem-estar, acessórios e produtos de beleza como parte do seu estilo de vida. O que todas elas têm em comum? Elas compartilham suas rotinas de exercícios físicos e lifestyle na internet, sempre a bordo de looks de ginástica em tom pastel, frequentemente cor-de-rosa, da cabeça aos pés. Apenas no TikTok, a hashtag #PinkPilatesPrincess já soma 47 mil vídeos — e o número só cresce.
Embora pareça novo, as raízes desse estilo estão na moda dos anos 2000, especificamente quando o glamour e o brilho da era McBling estavam em seu auge. Em 2022, entretanto, o lançamento da coleção Pilates Princess da marca americana Frankie’s Bikinis impulsionou a estética feminina incorporando elementos do coquettecore, balletcore, clean girl e as famosas angels da Victoria’s Secret.
“Pilates princess”: como o esporte ganhou novo fôlego como prática de lifestyle?
@csb
Há quem acredite que o boom do pilates vá na onda do soft wellness, onde a prática ressurge como uma alternativa ao cansaço da rotina de autocuidado exaustiva. Mas a viralização das Pink Pilates Princess vai além de um mero exercício físico viral soft, ele abraça uma parcela de mulheres de alto poder aquisitivo dispostas a investirem em roupas esportivas e venderem um verdadeiro lifestyle em torno dessa estética cor-de-rosa perfeita que parece distante demais. Afinal, quem tem tempo ou energia para relaxar em um estúdio de pilates antes de um dia inteiro de reuniões?
“O pilates voltou com tudo e está muito ligado à onda de bem-estar, neste surto de trocar os exercícios de cardio pelo de força incessante. As pilates princess estão conectadas às clean girls, nessa hiperestilização de tudo, até estilo de vida”, explica Iza Dezon, CEO da DEZON, expert em análise de tendências e idealizadora do podcast Ciao, Bela ao lado de Vânia Goy.
Para se ter uma ideia da proporção desta trend, no ano passado, o Spotify divulgou seu resumo anual, o Spotify Wrapped, e milhares de usuários foram categorizados como “Princesa do pilates rosa”, baseado em sua preferência por pop e cantoras como Sabrina Carpenter, Chappell Roan e Tate McRae. A busca por aulas de pilates, é claro, disparou.
“Pilates princess”: como o esporte ganhou novo fôlego como prática de lifestyle?
@cbs
Nos últimos cinco anos, de 2019 a 2024, o número de check-ins de na plataforma fitness Wellhub registrou aumento de 277,6%. Esse é o segundo exercício físico mais procurado no Brasil, somente atrás da musculação, conforme o relatório divulgado pela empresa. Para atender a toda essa demanda, o número de estúdios no Brasil também cresceu. Até o final do ano 5,5 mil novos estabelecimentos devem abrir no País, prevê a Metalife, uma das maiores fabricantes de equipamentos de pilates do mundo.
Dá para entender o sucesso da estética, afinal, quem não gostaria de incorporar um estilo de vida que combina autocuidado, condicionamento físico e um toque de luxo, tudo arrematado em um lindo laço rosa? As pilates princess não apenas amam a prática, embora elas realmente estejam invadindo os estúdios boutique, elas são a personificação de um lifestyle contruído na buscar por “se tornar o seu eu mais elevado”, envolvidas em bolero de cashmere, é claro.
“É um resgate do feminino Barbie, uma reinvindicação dessa hiperfeminilidade que também vemos em tendências como a trad wife, dessa mulher domada, padronizada, bela e do pilates. Ao mesmo tempo, é uma estética que foge do corpo da malhação e da roupa preta de ultraperformance. Elas querem ser fofas, usar cor-de-rosa ou looks coloridos, e tudo bem, a gente sempre vai ter esse lado nostálgico que se conecta com a infância”, finaliza Iza.
Seja qual for o seu estilo pessoal, com looks cor-de-rosa ou não, o pilates tem ótimos benefícios para a sua saúde. Entre eles estão a melhora da postura e flexibilidade, prevenção de doenças, auxilio no fortalecimento muscular, ajuda no sono e no relaxamento mental, aliviando a ansiedade, controle da respiração, alívio de dores nas costas, melhora da coordenação motora e melhora da circulação sanguínea e da oxigenação do sangue.
Revistas Newsletter
Fonte: Glamour